Portal do Governo Brasileiro

O que é

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês sejam amamentados por até dois anos ou mais e que o leite materno seja o único alimento da criança até o sexto mês de vida.

Como hoje a maioria das mulheres são economicamente ativas, o Ministério da Saúde promove a campanha da Semana Mundial da Amamentação com foco na continuidade da amamentação após a licença-maternidade, para que a recomendação de amamentar até dois anos ou mais possa ser cumprida.

O objetivo da campanha é incentivar as mães a manterem a amamentação quando elas estiverem de volta ao trabalho, falando não só dos benefícios e possibilidades de continuar amamentando, mas também para conscientizar empregadores sobre as vantagens de apoiar essa prática.

Para que assumam o compromisso com a amamentação, a campanha sugere aos empresários a adoção de algumas medidas:


Se você é mãe, amamente seu filho após a licença-maternidade, procure saber se sua empresa oferece apoio e converse com seu chefe e colegas sobre a importância da amamentação.

Se você é empregador, cadastre-se no programa Empresa Cidadã e ofereça maneiras de auxiliar a mulher que trabalha a amamentar.

Amamentação e trabalho. Para dar certo, o compromisso é de todos.

Voltar para o topo