Hanseníase - Identificou. Tratou. Curou.

Hanseníase

Identificou. Tratou. Curou.

Hanseníase

O que é

É uma doença infectocontagiosa que atinge os nervos periféricos e pele, mas também pode acometer outros órgãos. Se não diagnosticada e tratada no início, a doença pode levar à incapacidade física.

Sintomas

  • Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.
  • Áreas com diminuição dos pelos e do suor.
  • Caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos.
  • Diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular de olhos, mãos e pés.
  • Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.

Transmissão

Apenas as pessoas doentes, que NÃO estão em tratamento, transmitem a hanseníase. A transmissão ocorre pelas vias aéreas superiores (tosse ou espirro). A doença é transmitida de pessoa para pessoa.

Tratamento e Cura

A doença tem cura e seu tratamento é gratuito, realizado pelo SUS. É feito por via oral, com uma associação de três antibióticos. Os medicamentos são seguros e eficazes. O paciente deve tomar a primeira dose mensal supervisionada pelo profissional de saúde. As demais são autoadministradas. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Família e amigos, além de apoiar, também devem ser examinados.

Profissionalde saúde,

você é importante.

Sua atenção é fundamental para que menos pessoas tenham essa doença no futuro. Se alguém apresentar sinais e sintomas, é obrigatório investigar a doença. Os casos diagnosticados devem ser registrados com a Ficha de Notificação e Investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Conheça o material desenvolvido para você.

Assista ao filme da campanha