Portal do Governo Brasileiro

Hepatite C

Quem fez alguma cirurgia, transfusão de sangue, transplante ou uso de seringas não descartáveis antes de 1993 pode ter contraído hepatite C. A doença é silenciosa e pode ficar anos sem manifestar sintomas, podendo evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. Por isso, é importante fazer o teste de detecção em uma unidade de saúde. Além de rápido, seguro, sigiloso, ele é primeiro passo para cura.

PROCURE UMA UNIDADE
DE SAÚDE E FAÇA O TESTE

O que são Hepatites Virais?

São doenças silenciosas causadas por vírus que prejudicam o fígado. São classificadas por letras: A, B, C, D e E. Podem levar à cirrose e ao câncer.

Como saber se tenho Hepatite C?

Até 1993, não havia teste para a detecção da Hepatite C. Por isso, recomenda-se o teste para pessoas a partir dos 40 anos. O procedimento pode ser feito nas unidades de saúde.

E se fiz sexo sem proteção?

Procure uma unidade de saúde para receber orientações e fazer o teste de Hepatite C e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

E se eu estiver com Hepatite C?

A doença é silenciosa. Por isso, é importante fazer o teste o quanto antes. Quando necessário, o médico indicará o tratamento, que pode ser feito pelo SUS.

Como é o tratamento da Hepatite C?

Em 2015, novos medicamentos foram incorporados ao tratamento da Hepatite C crônica. A terapia tem duração de até 24 semanas e é altamente eficaz.

Como se previne a Hepatite C?

Use preservativo, não compartilhe seringas e agulhas, escovas de dentes e lâminas de barbear e depilar. Tenha seu próprio kit para manicure. O material de tatuagem deve ser descartável.

Voltar para o topo