Portal do Governo Brasileiro

Crianças com obesidade têm a saúde comprometida e correm sério risco de desenvolver doenças nas articulações e ossos, diabetes, problemas cardíacos e até câncer na vida adulta.  Para prevenir são 3 passos: alimentação saudável, coma mais arroz com feijão, frutas e verduras e evite os alimentos ultraprocessados como achocolatados, refrigerantes e biscoitos recheados; atividade física como correr, pular corda e andar de bicicleta; menos tempo de uso de celular, TV e videogames e mais tempo brincando com amarelinha e pega pega. Vamos lá. É 1, 2, 3 e já!

Alimentação
saudável

Você conhece o Guia Alimentar para a População Brasileira? Ele é repleto de dicas e cuidados com a alimentação, desde a escolha dos alimentos até o preparo das refeições e o ato de comer. Baixe de graça o Guia e coloque mais conhecimento e sabor na mesa da sua casa.

Atividade
física

Atividade fìsica é muito importante para as crianças crescerem fortes e saudáveis. Criança tem que correr, pular, nadar, fazer esporte, se mexer. Conheça aqui brincadeiras de rua muito legais para você se mexer e divertir.

Brincadeiras
sem TV, celular
e videogame

Pra crescer saudável, toda criança precisa passar mais tempo brincando e gastando energia do que na frente da televisão, celular e videogames. E que tal um jogo de tabuleiro que mistura tudo isso? Clique aí e imprima para jogar em casa com a família.

Você, professor, é fundamental para organizar e colocar em prática ações que promovem a alimentação adequada e saudável nas creches e escolas. E aqui você tem acesso a materiais didáticos e educativos para auxiliar no desafio de levar conhecimento e criar atitudes saudáveis entre as nossas crianças quando a matéria é segurança alimentar e nutricional. Aproveite e boa aula!

Os profissionais de saúde, principalmente os da área de atenção primária, são peças instrumentais para que o Brasil consiga reduzir os índices de obesidade de crianças e adolescentes. O material é uma cartilha prática, fácil de consultar e que apresenta os 10 passos para combater a obesidade infantil, desde a estratégia da amamentação até a promoção de ações com a comunidade. Faça o download e aplique no seu dia a dia.

DOWNLOAD

PRESSKIT

Presskit Completo

SAIBA COMO FAZER A INSPEÇÃO NA SUA CASA