Portal do Governo Brasileiro


ASSISTA AO FILME DA CAMPANHA

TUBERCULOSE

O QUE É A TUBERCULOSE?

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas, como: ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões).

a tuberculose é grave?

Existem formas graves da doença. Por isso, quanto mais rápido é o diagnóstico, melhor. Lembre-se, o tratamento deve ser realizado até o final.

No Brasil, a doença é um sério problema de saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e cerca de 4,5 mil mortes, em decorrência da doença.

Globalmente, mais de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente.

COMO PREVENIR?

As crianças com até cinco anos devem ser vacinadas com a BCG. A vacina protege contra formas graves da doença: a tuberculose miliar e a meníngea. Outra recomendação é manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar.

Se você teve contato com alguém que tem ou teve tuberculose, procure uma Unidade de Saúde para se informar e investigar a doença. O diagnóstico precoce previne e ajuda no combate à transmissão da tuberculose.

TRANSMISSÃO

A tuberculose é transmitida de uma pessoa para a outra pelo ar. Em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo a bactéria.

Vale lembrar que compartilhar roupas, copos, talheres e outros objetos não transmite a tuberculose.

DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E CURA

O que fazer DIANTE dos sintomas?

O melhor a se fazer é procurar o diagnóstico na Unidade de Saúde mais próxima. Se confirmado que é tuberculose, o tratamento deve ser feito até o final.

Como é o tratamento da doença?

O tratamento dura, no mínimo, seis meses, é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consiste em tomar medicamentos específicos, tais como: rifampicina (R), isoniazida (H), pirazinamida (Z) e etambutol (E). O tratamento é composto por uma fase intensiva, que dura dois meses, com a utilização do RHZE em dose fixa combinada, seguidos de quatro meses de RH, totalizando seis meses de tratamento.

Obedecer a duração e o regime de tratamento é fundamental. Lembre-se: a melhora nas primeiras semanas ou meses de tratamento não é suficiente, o tratamento deve ser realizado até o final e sem interrupção, evitando a transmissão e o agravamento da doença. Para isso, recomenda-se a realização do tratamento diretamente observado (TDO), que consiste na tomada diária dos medicamentos pela pessoa doente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.

A TUBERCULOSE TEM CURA?

A tuberculose tem cura e deve ser confirmada por meio de exames. Para obter a cura, a pessoa com tuberculose precisa realizar o tratamento até o final e sem interrupção.

Profissional de saúde,

seu apoio é muito importante.
Incentive o tratamento até o FINAL.

Fique atento aos três passos para acabar com a tuberculose.

1

Diagnosticar : o principal sintoma é a tosse por três semanas ou mais.

2

Apoiar a pessoa com tuberculose.

3

Tratar até o final.

Campanha

Faça o download das peças da campanha.